top of page

Exemplo Gestão e Coordenação da Formação

 

      Elaborei, a pedido da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) tendo como objetivo promover a melhoria das práticas pedagógicas através da criação de recursos técnico pedagógicos inovadores, adaptados aos públicos-alvo e às necessidades especificas do contexto atual da formação, desenvolveu um Projeto de elaboração de Recursos Didáticos na área da Educação/Formação.

​

            A elaboração de novos suportes pedagógicos bem estruturados e adaptados à especificidade de cada público-alvo a que se destina cada um deles, é essencial para o sucesso da aprendizagem. Verifica-se que é cada vez mais necessário a introdução de fatores de inovação que promovam o interesse pela formação profissional, que a tornem mais atrativa, interessante e que desperte a curiosidade tanto dos formandos como dos próprios formadores, os principais autores da formação. 

               

          Durante qualquer processo formativo, a existência de instrumentos desenhados especificamente para o desenvolvimento de uma ação de formação, é sem dúvida, muito enriquecedor no momento e também para os momentos futuros.


           Relativamente a esta área específica do ensino da Educação/Formação, dado se tratar de uma área em franco desenvolvimento, pretendeu-se construir mais alguns instrumentos que contribuam positivamente para o sucesso da formação.
 

Assim, este projeto é constituído por 10 materiais didáticos:
 

  - Produto n.º 1: Manual Técnico – Formador de Gestão/Coordenação de Formação

  - Produto n.º 2: Manual Técnico – Formando de Gestão/Coordenação de Formação

 - Produto n.º 3: Aplicação Informática – Instrumentos e Exercícios de Gestão/Coordenação de Formação

  - Produto n.º 4: Manual Técnico – Formador de Linguagem e Comunicação

  - Produto n.º 5: Manual Técnico – Formando de Linguagem e Comunicação

  - Produto n.º 6: Aplicação Informática – Linguagem e Comunicação

  - Produto n.º 7: Manual Técnico – Formador de Matemática para a Vida

  - Produto n.º 8: Manual Técnico – Formando de Matemática para a Vida

  - Produto n.º 9: Aplicação Informática – Matemática para a Vida

  - Produto n.º 10: Manual Técnico – Formando de Estratégias de Diferenciação

  - Pedagógica e Avaliação de Competências

 

       Existe grande complementaridade entre as 3 aplicações informáticas e os respetivos manuais (formando/formador) desenvolvidos para as três áreas de formação abordadas: Gestão/Coordenação de Formação; Linguagem e Comunicação;  Matemática para a Vida.


   O MANUAL TÉCNICO DO FORMADOR e o MANUAL TÉCNICO DO FORMANDO de GESTÃO/COORDENAÇÃO DA FORMAÇÃO, são uma resposta teórica e prática à necessidade de formadores e formandos terem um elemento de trabalho que lhes possibilite uma formação mais enriquecedora e unificada.


           O Manual Técnico do Formador surgiu na constatação da carência de recursos na área da Gestão da Formação, abordada de forma integrada e alicerçada em competências e indicadores. Este manual é constituído por 2 módulos, cada um deles contendo uma planificação, na qual estão definidos os conteúdos temáticos, uma descrição sugestiva das intervenções de aprendizagem com a respetiva distribuição horária.


          Contém ainda 2 Estudos de Caso que permitem avaliar e testar os conhecimentos de uma forma integrada e tendo por base situações próximas da realidade, bem como um exercício baseado no Perfil do Gestor / Coordenador da Formação, definido pelo IEFP, apelando para a aplicação das diversas metodologias presentes em Anexo do Manual.

 

        Como complemento e em articulação com este manual foram elaborados: Um CD-ROM que permite uma abordagem diferente aos conteúdos do manual através da apresentação esquemática do Sistema Integrado de Gestão da Formação baseado em Competências. O CD-ROM tem por base uma bateria de testes aleatórios constituídos por 10 perguntas, no qual os formandos podem avaliar os conhecimentos adquiridos.


          Um MANUAL TÉCNICO DO FORMANDO, que servirá de acompanhamento às ações de formação ou módulos que se enquadram nessa área. E ainda outro Manual do Formando na área – Estratégias de diferenciação Pedagógicas e Avaliação de Competências, que tem como público-alvo os formandos dos Cursos de Formação Pedagógica Inicial de Formadores e de Reciclagem.


     A CAP considera que os resultados deste projeto constituem ferramentas ao serviço do desenvolvimento de competências dos seus utilizadores e deste modo deseja contribuir para o aumento da qualidade na formação.
 

       Feito o enquadramento, fica a ressalva que para os devidos efeitos fica o Manual Técnico do Formador:

Manual CAP
bottom of page